Os benefícios das artes marciais para o corpo e a mente

O que são Artes Marciais?

As artes marciais são práticas físicas e mentais que tem como objetivo, desenvolver habilidades de autodefesa, além de serem utilizadas para treinamento de defesa pessoal.

Antigamente, os samurais ou guerreiros, usavam as artes marciais para combater corpo-a-corpo, com o intuito de vencer o ou de se defender do adversário.

Existem vários tipos de artes marciais, cada uma com técnicas e fundamentos diferentes. Podemos citar como exemplos de artes marciais: o jiu-jítsu, karatê, muay thai, taekwondo e muitas outras.

Características

Existem diversas modalidades de artes marciais espalhadas por todo o mundo e cada uma delas possuem características diferentes.

Confira as características de algumas artes marciais:

Jiu-Jitsu

O jiu-jitsu é uma arte marcial que foi desenvolvida no Japão, onde o atleta tenta controlar o seu adversário através de golpes como:  chave de braço, chave de rins, chave de pé e estrangulamentos.

Karatê

Arte marcial japonesa que se concentra na defesa pessoal. A modalidade é conhecida por seus golpes que podem partir de si mesmo, com as mãos, pés, cotovelos ou joelhos. Além disso, a arte marcial também inclui técnicas de bloqueio, esquiva e desarme, que desabilita o oponente de maneira rápida e eficiente.

Muay Thai

O Muay Thai é uma luta marcial desenvolvida pelos tailandeses para sua proteção e para a defesa do seu território contra os inimigos. Nessa modalidade, os lutadores utilizam punhos, cotovelos, pés e joelhos para realizar uma sequência de golpes e defesas em um ataque e contra-ataque.

Taekwondo

Uma arte marcial milenar, o Taekwondo foi criado na Coreia do Sul. A luta visa aplicar habilidades adquiridas nos treinos por meio de golpes com pés e mãos contra os seus adversários, com o objetivo de marcar pontos ou nocauteá-los.

Benefícios das artes marciais para o corpo e a mente:

Além de ensinar técnicas de autodefesa, auxiliar na disciplina e no respeito, a prática traz uma série de benefícios. Conheça alguns benefícios das artes marciais para a saúde:

  • ajuda na ansiedade e depressão:  a prática das artes marciais libera endorfina, o que auxilia a combater problemas como ansiedade e depressão.
  • estimula a coordenação motora: por ser uma modalidade que exige atenção, contribui no estímulo dos reflexos corporais, proporcionando maior percepção de espaço, equilíbrio e consciência corporal.
  • previne doenças cardiovasculares: trabalhando todos os grupos musculares, à prática mantém o físico fortalecido, logo, auxilia no combate e na prevenção, por exemplo de doenças cardiovasculares.

Portanto, as artes marciais vão além de uma simples luta. A modalidade envolve valores, ética e cultura.

Para aqueles que desejam se aperfeiçoar nas técnicas das artes marciais de cunho esportivo, pratique artes marciais na Academia Batalha.

Artes Marciais – Academia Grupo Batalha Vila Matilde, Zona Leste

Leave A Comment

All fields marked with an asterisk (*) are required

× WhatsApp